27/12/08

A velha locomotiva do linha do Douro.

Decoração no jardim da estação da C.P. da Régua.

Viseu - Portugal



Ruas da Cidade de Viseu

Porta do Soar - Viseu - Portugal

Sé Catedral de Viseu - Viseu - Portugal


Sé Catedral de Viseu é um edifício gótico, fortificado dos séculos XIII-XIV. Na frontaria encontram-se as imagens de São Marcos e São Lucas, São João e São Mateus, São Teotónio e ao alto Nossa Senhora da Assunção. A capela-mor apresenta o grandioso retábulo e o cadeiral do coro, de salientar a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Altar-Mor em grande destaque. O novo altar, projecto do arquitecto Luís Cunha, concede à Sé de Viseu um ar contemporâneo. A sacristia, construída em 1574, possui tecto de madeira apainelada e está decorado com pinturas a têmpera, semelhantes às existentes na capela-mor. As paredes encontram-se forradas a azulejo de padrão do século XVII.Já a capela de Dom João Vicente (Bispo de Viseu - 1446/1463) é um dos locais mais interessantes do ponto de vista arquitectónico da Catedral, utilizando ornatos de linhas rectas e entrelaçados. O Claustro da Sé foi erguido entre 1528 e 1534 graças a Dom Miguel da Silva. (Monumento Nacional)

Museu de Grão Vasco - Viseu - Portugal


O Museu Grão-Vasco, considerado Monumento Nacional, é um excelente espelho da importância cultural e patrimonial de Viseu. Instalado no antigo Paço Episcopal, edifício do século XVI adossado à Sé, que foi Paço dos Bispos de Viseu e Colégio-Seminário Conciliar, o museu foi inaugurado em 1918. O seu principal núcleo é composto pelas obras do lendário Grão Vasco (ou Vasco Fernandes, n. 1540), mestre natural de Viseu que muito marcou a pintura portuguesa quinhentista de carácter erudito, influenciada pelo renascimento italiano. Existe também um importante núcleo de pintura dos séculos XIX e XX, onde se destacam Columbano, Silva Porto, Malhoa, Dórdio Gomes e Alfredo Keil, entre outros. Destaque ainda para os exemplares de escultura, cerâmica, tecidos e mobiliário.Entre 2001 e 2003, o museu foi objecto de um extenso plano de recuperação e intervenção, tendo reaberto ao público em 2004, profundamente reformado.

Velhinho... e sempre a iluminar o teu caminho!


O candeeiro da esquina da tua rua...

Praia de Falésia - Vilamoura - Portugal



Praia de Falésia - Vilamoura.

Vilamoura - Portugal

Veleiro ao largo de Vilamoura.

Vilamoura - Portugal

Marina de Vilamoura

A Marina de Vilamoura é um dos centros de diversão e lazer mais prestigiado de todo o Algarve.Um espaço sóbrio, preenchido com a mais exigente oferta turistica, permite ao seu visitante não só uma vastissíma variedade de restaurantes e bares, como também alojamento.O Casino de Vilamoura é já um ícone nas noites quentes de Verão.A popularidade da Marina devida, em parte, às personalidades mediáticas que a frequentam, torna-a num polo turistico muito procurado, sobretudo no Verão.Um espaço agradável para passeio, mesmo para quem não possui um dos imensos barcos imponentes que por lá repousam.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO