30/11/08

Alto Douro Vinhateiro...

Quinta de Ventozelo
A propriedade está localizada no município de São João de Pesqueira na sub-região do Cima Corgo, no coração da Região Demarcada do Douro, na margem esquerda do rio.
A Quinta de Ventozelo foi adquirida em 1999 pelo Grupo Proinsa. A Quinta produz e comercializa Vinhos de Porto e do Douro, com base numa propriedade emblemática - a Quinta de Ventozelo.


Quinta de Ventozelo é uma das mais antigas quintas da região, bem como uma das maiores e melhor situadas.Até ser adquirida, a Quinta produzia vinho a granel para grandes exportadores de Vila Nova de Gaia. No passado, muitos dos grandes Vinhos do Porto que foram premiados em certames internacionais, incorporaram uvas produzidas na Quinta de Ventozelo, o que vem provar a sua qualidade excepcional. Esse passado de sucesso levou os actuais proprietários a decidir comercializar os vinhos com a sua própria marca. “Quinta de Ventozelo” é, portanto, uma marca nova em termos comerciais, mas antiga em tradição e em sucessos.A Quinta tem um passado bastante remoto. Nos arquivos da Quinta de Ventozelo, constam documentos datados de 1806 que delimitam a área da propriedade. Já o mapa do Barão de Forrester, que remonta a 1848, faz referencia à Quinta de Ventozelo. Há notícias de uma aldeia, também conhecida por Ventozelo, que se localizava na área da actual propriedade e cujos habitantes liquidavam obrigatoriamente os tributos régios em vinho, “dada a sua excelência”.As origens da Quinta estão ligadas ao labor dos monges brancos de Cister e ao seu decisivo contributo para a organização da lavoura Duriense nos primórdios da nacionalidade portuguesa.Durante toda a Idade Média, e em paralelo à sua acção espiritual, os mosteiros cistercienses implantados no Douro meridional promoveram uma esforçada valorização das terras com melhor potencial agrícola e vinhateiro, entre as quais se destacavam os 600 hectares desta Quinta. Mais tarde, no século XVI, a propriedade entrou na casa do Paço de Lamego e posteriormente pertenceu à Companhia Vitícola, Vinícola e Agrícola de Ventozelo até que chegou às mãos dos actuais proprietários.

1 comentário:

CARLOS SOUSA disse...

Suas fotos são magníficas, o contraste das cores são de um bom gosto e sensibilidade de um verdadeiro artista. Parábens e obrigado por ter nos concedido este momento de contemplação.

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO